segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Pearl Jam
“Lightinig Bolt”

Da tempestade à bonança



Com o auge do movimento grunge bem preso nas amarras cronológicas da prolífera década de 1990, os Pearl Jam são um dos poucos exemplos de sucesso continuado no que toca às bandas que encabeçaram o movimento musical que teve a sua génese em Seattle. É certo que foram os primeiros álbuns da banda que mais criatividade demonstraram mas, ao longo de mais de duas décadas, a banda de “Even Flow” conseguiu, pacientemente, editar discos interessantes com alguma regularidade. Pelo caminho, Eddie Vedder criou alguns projetos paralelos, mas o fim dos Peral Jam nunca esteve definitivamente pensado.

Chegados a 2013 - ano que, curiosamente, trouxe à vida a edição comemorativa dos vinte anos de “In Utero”, dos Nirvana, um dos registos maiores do período grunge - os Pearl Jam editam o seu décimo trabalho de originais. Passados cerca de quatro anos depois da edição de “Backspacer”, “Lightining Bolt” mantém, entre outras premissas, a produção de Brendan O’Brien, homem que esteve também por detrás da criação de “Vitalogy” e “Vs.”, dois dos mais importantes e aclamados álbuns do grupo.

Entre “Backspace” e este “Lightning Bolt”, a banda envolveu-se em reedições e num documentário ambicioso. Falamos, claro está, em “Pearl Jam Twenty”, filme realizado por Cameron Crowe, que reúne a história de uma banda que ousou desafiar alguns dos maiores poderes da indústria da música e logrou sobreviver, com distinção, sem a «ajuda» da MTV ou das grandes promotoras de espetáculos.

Mais do que uma banda de rock, os Pearl Jam assumem-se como uma instituição de referência que tem na música a sua arma mais forte e, ainda que seja em palco que o coletivo melhor faz soar a sua arte, as idas a estúdio fazem parte de todo o processo criativo. Assim, “Lighting Bolt” resulta como a súmula de cerca de duas décadas de experiência e assume parte da filosofia dos primeiros discos da banda, que são, no fundo, a combinação de duas facetas distintas. Se, de um lado, sentimos com agrado a marca vincada de um som «primitivo» e assumidamente grunge, do outro nota-se a tranquilidade que a maturidade possibilita, com as aproximações mais acústicas a permitirem explorar o perfil mais songwriter de Vedder.

E é na soma entre o brilhante vocalista e a restante banda que se encontra o ponto de equilíbrio de “Lightning Bolt”, ainda que, por exemplo, os solos de Mike McCready, o groove de Jeff Ament e o ritmo de Stone Gossard reservem espaço por direito adquirido. Se a primeira metade do disco revela paisagens mais agitadas e claramente rock, o contraste entre músicas como “Getaway”, “Mind Your Manners” e “Lightning Bolt” e a mais serena “Sirens” confere um bonito ecletismo ao álbum.

A meio do disco e numa fase em que a tempestade sonora vai perdendo espaço para uma certa acalmia, “Infallible” assume-se como uma criação maior, feita à medida da genialidade grunge e da capacidade vocal de Vedder, e remete o ouvinte para os já longínquos anos 1990.

Se bem que, em plenos territórios acústicos, “Future Days” encerra de forma brilhante “Lightning Bolt”. Antes, temas como “Let the Records Play” e “Yellow Moon” mostram que os Pearl Jam dominam por completo a arte de entreter ouvidos e almas dos seus fãs de sempre ou de potenciais novos ouvintes. Já a belíssima “Sleeping by Myself” embala-nos para sons solitários, que buscam portos de abrigo em ecos distantes da poesia de vozes como a do malogrado Jeff Buckley, também ele um ídolo de uma geração.

Ainda que sem a magnitude de outros tempos – que já não voltam, por razões óbvias – os Pearl Jam confirmam com “Lightning Bolt” que continuam a fazer boa música, pois é a única coisa que os move. Sem nada a provar, Edie Vedder e companhia trazem-nos um álbum adulto emerso numa saudável e recomendada «bipolaridade» sonora, que resulta numa bonita coleção de canções que cresce e conquista os ouvidos a cada audição. Um disco para todos.

Alinhamento:

01.Getaway
02.Mind Your Manners
03.My Father’s Son
04.Sirens
05.Lightining Bolt
06.Infallible
07.Pendulum
08.Swallowed Whole
09.Let the Records Play
10.Sleeping by Myself
11.Yellow Moon
12.Future Days

Classificação Palco: 7/10

In Palco Principal

Sem comentários:

Enviar um comentário