terça-feira, 8 de outubro de 2013

Apresentação oficial “Beyond: Duas Almas”

Guillaume de Fondaumière esteve em Portugal para apresentar o videojogo mais revolucionário do ano



Quando há cerca de um mês tivemos o privilégio de testar “Beyond: Duas Almas”, a nova aventura em forma de jogo de consola por parte da Quantic Dream, ficámos com a sensação, e certeza, de estar perante um nova forma de encarar o entretenimento no mundo dos videojogos.

Para ficarmos mais por dentro das revolucionárias ideias de “Beyond: Duas Almas” a Sony organizou uma apresentação do jogo que contou com a presença do diretor executivo da Quantic Dream, Guillaume de Fondaumière, e foi através da simpatia e entusiasmo do francês que exploramos melhor o conceito inovador deste jogo.

Ainda que muitos apelidem “Beyond: Duas Almas” como o sucessor de “Heavy Rain”, Fondaumière vincou que existem claras diferenças entre os dois jogos. Para começar “Beyond: Duas Almas” leva o jogador a viver na pele 15 anos da vida de Jodie (entre os 8 e os 23), a atormentada personagem principal do jogo, enquanto “Heavy Rain” resumia a sua ação a quatro dias. Também em termos do número de personagens existem disparidades pois se em “Heavy Rain” existia a possibilidade de incorporar quatro personagens, “Beyond: Duas Almas” possibilita o controlo de Jodie e Aiden, a entidade paranormal que acompanha a personagem que a atriz Ellen Page dá vida.

O fato de “Beyond: Duas Almas” ser jogado numa linha cronológica que desobedece à lógica é outra das grandes imagens de marca deste jogo e que o difere do seu “antecessor”. Segundo Fondaumière esta característica permite criar mais suspense e baralhar o conceito de “ação-consequência”. Nas palavras do diretor executivo da Quantic Dream: “A vida de Jodie é um verdadeiro puzzle gigante”.

Apenas explorando este emaranhado quebra-cabeças é possível sentir verdadeiramente interação com a estória do jogo. A Sony promete muitas surpresas e revelações ao jogar-se na pele de Jodie ou Aiden, nomeadamente no que toca ao desenrolar da própria narrativa que está definitivamente nas mãos no jogador pois as ações/decisões de cada qual perante determinados momentos-chave vão alterar o curso dos acontecimentos e preparem-se para conhecer não um mas sim cerca de duas dezenas de “finais” possíveis.

Para os criadores do jogo a ideia é conseguir que o jogador decida de forma mais “orgânica” e menos óbvia. Mais, em “Beyond: Duas Almas” não existe uma noção de “gameover” pois a ideia é garantir continuidade e ação. E já que falámos em ação, “Beyond: Duas Almas” revoluciona também o conceito de movimentos e tal já foi possível de ser comprovado aquando do nosso game test.

Em termos de gameplay, “Beyond: Duas Almas” mantém os processos de “Heavy Rain” apesar de se terem tornado mais intuitivos sendo o tutorial bastante simples permitindo ao jogador explorar de forma totalmente satisfatória o conteúdo da narrativa. Em média, Fondaumière afirma que bastam apenas 20 minutos para o jogador se adaptar a esta nova realidade.

Intrinsecamente ligado a esta espantosa realidade, e no que toca a ação do jogo, está o conceito de elaboração do mesmo nomeadamente no que toca à presença dos atores Ellen Page e Willem Dafoe que proporcionaram um brilhantismo maior a “Beyond: Duas Almas”. De acordo com Fondaumière: “os laços emotivos que os atores revelaram engrandeceram a própria narrativa do jogo”. De acordo com o nosso anfitrião, Page, por exemplo, passou quatro semanas no estúdio da Quantic Dream e teve de decorar mais de 15 palavras.

Algo que também ajuda a criar um ambiente único a este jogo é a fantástica banda sonora – responsabilidade de Hans Zimmer – que o acompanha algo que ajuda a intensificar o dramatismo de “Beyond: Duas Almas” que Fondaumière acredita estar mais ligado a um universo adulto. Esta aposta forte na banda sonora de um jogo por parte da Quantic Dream não é novidade pois no passado nomes como David Bowie e Angelo Badalamenti já contribuíram para abrilhantar os jogos da empresa francesa.

No final desta apresentação ficou no ar mais uma novidade em termos de jogabilidade para “Beyond: Duas Almas”. Para além das possibilidades “Solo” (um jogador) e “Duo” (é possível uma ação conjunta entre dois jogadores cada qual assumindo o comando de Jodie ou Aiden) a Quantic Dream desenvolveu a hipótese de participar na ação através de um dispositivo de touchscreen (seja android ou IOS) como o é por exemplo o “Iphone”, plataforma que serviu para Fondaumière explicar esta nova forma de cooperação no palco do jogo.

Em forma de confissão ficamos ainda a saber que vai ser possível comprar uma edição especial de “Beyond: Duas Almas” com conteúdos DLC. Para isso basta fazer já uma pré-reserva e ir riscando o calendário…

In Rua de Baixo



Sem comentários:

Enviar um comentário