quinta-feira, 9 de maio de 2013

Long Way to Alaska
“The Life Aquatic EP”

Cores unidas em volta do sol



Passados quatro anos desde “Melodies to Greet Sunrise e Feed Sunset”, primeiro registo sonoro dos bracarenses Long Way to Alaska, chega-nos agora outro EP, denominado “The Life Aquatic”, uma clara homenagem ao filme charneira de Wes Anderson.

Pelo meio ficou o único longa-duração do grupo, “Eastriver”, trabalho datado de 2012, dois anos depois de algumas experiências que levaram os Long Way to Alaska a serem escolhidos como finalistas do festival Termómetro, a integrar a coletânea "Novos Talentos Fnac" e a fazerem a primeira parte do concerto dos britânicos The XX na Aula Magna.

A pop doce e sonhadora, com umas pitadas de indie folk à mistura, criada por Gil Amado, Gonçalo Alvarez, Lucas Carneiro e Nuno Abreu, cresceu nestes quatro anos e hoje os Long Way to Alaska têm o mérito da criação de uma música única em Portugal. Delicadamente açucaradas, as composições deste quarteto bracarense, que entretanto viu dois dos seus membros rumarem à capital, criam um universo ímpar no panorama musical nacional.

Música que extravasa fronteiras auditivas e geográficas, a arte dos Long Way to Alaska já é alvo de menções de reputadas publicações como o são o “New Musical Express” ou o “Les Inrockuptibles” e tais referências são apenas mais um passo normal e seguro na evolução qualitativa da banda.

Ainda que quatro músicas saibam, definitivamente, a muito pouco, “The Life Aquatic EP” surge como um apontamento temporal, um disco que marca um determinado ponto da carreira da banda. No fundo, este EP pega naquilo que “Eastriver” apontava, mas indica uma evolução no processo criativo da banda que, paulatinamente, abandona o registo acústico e dá outro corpo às suas canções.

Ainda que as guitarras mantenham um plano de destaque, sente-se uma presença maior de um ambiente que aponta para um tropicalismo cheio de sacarose. “Air”, o primeiro registo do EP, é um exemplo da maior luminosidade que os Long Way to Alaska querem dar a quem ouve a sua maravilhosa música. O baixo acutilante abre caminho para as melodiosas cordas e as vozes tímidas, mas presentes, deixam-se levar por uma bateria que irradia felicidade.

Com a colaboração de Miguel Nicolau, membro dos Memória de Peixe, “King of Your Own” é uma verdadeira ode ao já referido sentimento tropical e soalheiro que povoa a atual música dos Long Way to Alaska. A guitarra, agora com espasmos elétricos, ousa planar por sobre os ritmos alegres e ao corpo que ouve esta parafernália sonora é impossível não sentir o frenesim da boa disposição.

Sente-se que, cada vez mais, os Long Way to Alaska são reis de si próprios e “Aquatic Brotherhood”, a terceira música deste EP, é mais um exemplo de uma honestidade e simplicidade desarmantes. O mellotron dá outra profundidade ao som e sentimos o doce mergulho de golfinhos no mar sonoro desta aventura aquática.

“Beacon Fire”, o último registo deste EP, continua a caminhada suave de um percurso musical que merece ter mais episódios em breve. É tão fácil apaixonarmo-nos pela música dos Long Way to Alaska como desejarmos o sol e o calor de verão em janeiro.

Apesar de serem apenas quatro músicas, não podemos deixar que este curto pecúlio se esvaneça em si próprio. Ajudemos ao crescimento destas composições, oiçamos este EP vezes sem conta e em loop. Regressemos ao passado recente e tiremos “Eastriver” da estante. Façamos qualquer coisa para este sol não deixar de brilhar. Oiçamos Long Way to Alaska, por favor.

Alinhamento:

01.Air
02.King of Your Own
03.Aquatic Brotherhood
04.Beacon Fire

Classificação do Palco: 9/10

In Palco Principal

Sem comentários:

Enviar um comentário