terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Silence 4
“SongBook Live 2014 (CD + DVD)”

A música é uma causa nobre

 
O panorama musical português viveu, a partir dos anos 1980, um considerável boom. As novidades chegavam de todos os quadrantes e universos rítmicos. Gradualmente, passou a falar-se do “rock e pop português”, conceitos extremamente abrangentes que reuniam em si, numa primeira vaga, nomes como Rui Veloso, Xutos & Pontapés, GNR, UHF, Táxi, Heróis do Mar, Mler If Dada, Ban, Rádio Macau, Mão Morta e outros. Estavam assim criadas as bases para o crescimento de um movimento musical português sustentado e sustentável, que viria a dar inúmeros frutos nas décadas seguintes, que viram nascer nomes como os Ornato Violeta, The Gift, Clã e Silence 4.

E é da génese do quarteto de Leiria que brotaram algumas das mais excitantes composições pop das últimas décadas. Composto por David Fonseca, Sofia Lisboa, Rui Costa e Tozé Pedrosa, os Silence 4 ganharam algum eco depois de enviarem uma maquete ao jornal "Blitz", atenção essa redobrada depois de vencerem o Festival Termómetro Unplugged. Ainda que as editoras recusassem, por sistema, as gravações do quarteto – muito por culpa da teimosia em cantar em inglês –, a versão de “A Little Respect”, dos Erasure, a propósito da participação na compilação “Sons de Todas as Cores", em 1998, ganharia um considerável airplay em algumas das estações de rádio mais importantes do país.

A partir daí foram criadas, a ferros, condições para a edição de um disco de originais e “Silence Becames It” dizimou as tabelas de vendas em Portugal, conseguindo a incrível proeza de atingir a marca da quíntupla platina. A digressão do disco levou a banda a fazer quase uma centena de concertos em apenas seis meses. O sucesso prolongou-se com “Only Pain is Real”, segundo álbum de originais, editado em 2000, e a crescente popularidade de David Fonseca e seus pares levou-os a esgotar o Coliseu de Lisboa duas noites consecutivas.

Depois disso, o silêncio, efetivamente, apossou-se da banda, que só daria notícias em 2004, aquando da edição de um duplo CD e DVD, que registavam as já referidas noites passadas no espaço sito na Rua das Portas de Santo Antão. Estranhamente, ou não, no pico da euforia que os rodeava, os Silence 4 resolveram interromper a atividade. Paralelamente, David Fonseca crescia a solo...

Mas esse hiato foi recentemente quebrado com a edição de “SongBook Live 2014”, uma edição CD e DVD que regista passagem do quarteto pela Meo Arena e que é sinónimo de mais de duas horas de um concerto que reuniu todos os êxitos da banda e contou com a participação especial de Sérgio Godinho, assim como de Paulo Pereira, como uma espécie de quinto elemento do grupo.

O concerto abre com a versão seminal de “A Little Respect” e, por entre aplausos, silêncios, fortes linhas de baixo e bateria, e muita, muita emoção, perfilam temas como “Old Letters”, “Borrow”, “Sexto Sentido”, “My Friends”, versão megafone, “Only Pain is Real”, “Breeders”, “To Give” ou “Eu Não Sei dizer”. “Angel Song”, uma das mais brilhantes canções escritas em Portugal, em dose dupla, regista um dos momentos mais emotivos da noite e simboliza a força de alguém que sempre acreditou na vida, tal como a versão intimista de “Invincible”, um original dos Muse, interpretado num palco colocado bem no meio da assistência - pois o momento era de partilha.

E foi graças a essa força, à vontade de Sofia Lisboa, que venceu com distinção a luta contra a leucemia, que esta reunião nasceu, sendo que as receitas angariadas nos concertos deste regresso foram diretas para os “cofres” da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Classificação do Palco: 8/10

In Palco Principal

Sem comentários:

Enviar um comentário