terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Coldplay – “Ghost Stories Live 2014 (CD+DVD)”

Anjos caídos de paraquedas


Os britânicos Coldplay são uma das maiores bandas da atualidade. Este título pode parecer estranho para quem se lembra de ver Chris Martin e companhia na edição 2000 do festival Paredes de Coura, a distribuir panfletos sobre a própria banda, mas é a mais pura das verdades.

Muito poucos seriam os que acreditavam que o quarteto londrino - que em tempos foi “apenas” conhecido com o grupo de “Yellow” - viesse a escalar tão vertiginosamente a crispada montanha do pop/rock mundial, mas o certo é que, em 2015, a coroa que em tempos foi pertença dos U2 hoje assenta que nem uma luva a estes quatro rapazes que em 1996, nos tempos da universidade, decidiram formar uma banda.

Quase duas décadas, seis discos de originais, milhões de vendas e centenas de concertos depois, os Coldplay habituaram os seus fãs a momentos que misturam alguma simplicidade musical com uma elaborada performance, e tais predicados estão bem patentes em “Ghost Stories Live 2014”, uma experiência que tem como base “Ghost Stories”, editado em maio do ano passado, e que é uma passagem do alinhamento áudio para uma perspetiva ao vivo e sofisticadamente… “simples”.

Contrariando um lado mais empolado de discos anteriores, “Ghost Stories” (versões estúdio ou ao vivo) aponta baterias a “Parachutes”, o disco de estreia da banda idealizado sob uma filosofia (maravilhosamente) simplista, e revela um perfil repleto de composições que remetem para sentimentos como a perda, a esperança e o amor - no fundo, ingredientes principais para aquilo que se ousa chamar de existência.

No seu todo, “Ghost Stories Live 2014”, enquanto ideia e produto, assume-se como um lembrete para os predicados mais crus e “à pele” da banda londrina, estando o corpo principal deste trabalho ancorado nas oito canções originais do álbum homónimo, ainda que apresentadas sob diferentes ângulos e espetáculos, com destaque para as performances realizadas em salas como o Royal Albert Hall ou o Beacon Theater.

Para fugir ao epiteto de “mais do mesmo”, os Coldplay apresentam um alinhamento ao vivo sem qualquer recurso a sucessos passados, em que o propósito é mostrar, delicadamente, aquilo que é o seu presente musical.

Na versão DVD, a maioria das canções, com particular ênfase para os singles “Magic” e “A Sky Full of Stars”, são notoriamente bem recebidas por uma assistência que teve o privilégio de assistir pela primeira vez à apresentação ao vivo das composições de “Ghost Stories” por via de um espetáculo preparado nos estúdios Sony, em Los Angeles, cuja (fantástica) realização foi responsabilidade de Paul Dugdale.

No seu todo, esta edição contém, para além do DVD com o referido concerto e oito vídeos inatos à fase “Ghost Stories”, assim como duas peças inéditas com os lados B “All Your Friends” e “Ghost Story” e uma versão Extended Director’s Cut do vídeo “Magic” (com a especial colaboração de Peter Fonda), um CD gravado ao vivo que reúne músicas gravadas em concertos que a banda deu em Inglaterra, França, Alemanha e Estados Unidos da América, entre abril e julho de 2014.

Classificação do Palco: 7/10

In Palco Principal

Sem comentários:

Enviar um comentário