terça-feira, 4 de novembro de 2014

“Literatura de Cordel, Uma Antologia”
de José Viale Moutinho



A maior herança que pode ser transmitida entre gerações é a cultura, esse saber intemporal que está na génese do perfil de cada povo. Nesse campo particular, Portugal foi abençoado pelos deuses e, em termos de literatura, o espólio é quase interminável e a sua pertinência inquestionável.

Nesse sentido nasceu a coleção Obras Escolhidas da Literatura Tradicional Portuguesa (Círculo de Leitores, 2014), um conjunto de quatro livros da responsabilidade de José Viales Moutinho, homem das artes cujo nome está associado à poesia, ensaio, ficção e peças de cariz dramático e que, tem no humor, uma das suas maiores armas.

Assim, Obras Escolhidas da Literatura Tradicional Portuguesa junta-se à extensa obra já publicada por Viales Moutinho, da qual destacamos “Portugal Lendário”, uma obra que valeu ao funchalense arrecadar o Grande Prémio do Conto Camilo Castelo Branco/ APE e o Prémio Rosália de Castro. “Literatura de Cordel – Uma Antologia” é o primeiro tomo de um conjunto de livros que vai apresentar histórias, aventuras, segredos e saberes de um povo, assumindo-se como um documento atual, valioso e imperdível.

Ao longo de mais de cinco centenas de páginas, José Viales Moutinho apresenta 21 capítulos que misturam deliciosas estórias de cordel, provérbios, adágios e anexins com fábulas de autores nacionais e textos cuja génese nos remete para o folclore religioso, tudo publicado ao longo de dois séculos – entre 1750 e 1935.

Dedicado «à memória de um corcundinha sem idade, olhar alucinado, com extrema miopia», assim como a todos, sem sectarismos, “Literatura de Cordel – Uma Antologia” conta histórias de princesas, imperatrizes e navegadores, relata crimes horrorosos, episódios de veracidade inquestionável (ou não), despedidas ou relembra heróis populares como o mítico José do Telhado, servindo-se de fantásticas ilustrações para compor o ramalhete.

Assim, deliciados, ousamos regressar ao tempo em que as histórias eram publicadas em capítulos cuja impressão assumia o formato de cadernos suspensos de um cordel, e a sua comercialização tinha como espaço privilegiado as feiras e ruas de todo o Portugal.

O resto desta coleção, que resgata a tradição da arte de bem relatar e ouvir, é composta por mais três volumes: um dedicado às fábulas (“Livro Português das Fábulas – Uma Antologia”) e dois que se debruçam afincadamente sobre a intemporal sabedoria popular (“À Lareira – Volumes I e II”).

In deusmelivro

Sem comentários:

Enviar um comentário