quinta-feira, 11 de setembro de 2014

MARK KOZELEK
"LIVE AT BIKO"

A VIDA (INTEIRA) NAS CORDAS DE UMA GUITARRA




O lançamento de “Benji” - um dos melhores trabalhos do norte-americano Mark Kozelek, ainda que sob a designação Sun Kil Moon - em fevereiro deste ano fez o mítico líder dos Red House Painters regressar aos grandes discos, aos registos que têm dentro de si uma aliança ideal entre a música (no caso, voz e guitarra) e a vida. Ainda que não fosse preciso qualquer forma de prova, “Benji” confirmou, mais uma vez, a genialidade da arte saída da mente e guitarra de Kozelek, cuja harmonia resulta num registo música emocional, direto e, por que não dizê-lo, implosivo. Falamos de um disco que resulta de um gigantesco sentido de fragilidade e laivos de mortalidade, características que sempre acompanharam a alma poética de Kozelek, alguém que não precisa de uma orquestra para tornar a melodia gigante. E, ao vivo, as composições que fazem parte de “Benji”, e não só, resultam de forma maravilhosa.

“Live at Biko” é, mais uma vez, uma categórica mostra da majestade do reportório de Mark Kozelek, que, com uma assinalável regularidade, faz nascer música, canções que afastam com distinção o fantasma da redundância. O músico natural de Massillon, Ohio, torna o simples em momentos de rara beleza e quem não teve o privilégio de acompanhar a digressão de “Benji” tem neste “Live at Biko” a possibilidade de sentir essa magia.

E a inveja é um dos sentimentos possíveis ao ouvir “Live at Biko”. Inveja de não ter estado em Milão, inveja de não ter ouvido aquelas músicas ao vivo. Inveja de uma tal Sara que “invadiu” o palco. Inveja de não sentir a melancolia da mestria de Kozelek. Inveja, assim, pura e dura, daquilo que é único.

A intimidade que resulta da conceção de “Live at Biko” vai ao ponto de causar arrepios a cada acorde, a cada palavra cantada, a cada segredo revelado, a cada segundo de partilha entre cantor, músico e público. Até mesmo quando Kozelek interrompe de forma abrupta “I Love My Dad”, – numa atmosfera que lembra algumas aproximações acústicas de Springsteen a “Born to Run” – porque entende que a canção não resulta por terras de Itália, não se perde uma pontinha de magia.

Ao longo das 14 canções deste disco fala-se de desventuras sexuais, filmes, familiares, heróis de sempre, namoradas, problemas com drogas, assassinos, prostitutas, casinos, adolescência, da vida toda, sem filtros ou medo da memória, ainda que a mesma já revele falências que equivalem à cada vez mais iminente proximidade dos 50 anos.

O concerto (ou devemos dizer disco?) começa com a fantástica “Gustavo”, seguida de “I Watched the Film The Song Remains the Same”, está última retirada de “Benji”, o disco mais representado em “Live at Biko”. Entre as canções há espaço para a partilha, para o silêncio, para o humor ou até mesmo para perguntar quanto tempo resta para a guitarra e voz de Kozelek poderem enfeitiçar a plateia.

A beleza da prestação de Mark Kozelek conserva, assim, para a história maravilhosas interpretações de, por exemplo, “Micheline”, “Alesund”, “Carrisa”, “Tavoris Cloud” ou “Caroline”. Ainda que a tranquilidade seja o sentimento mais presente, em momentos como na interpretação de “Hey you Bastards, I’m Still Here”, que surgiu da colaboração de Kozelek com Desertshore, assalta-nos um desafio, um enfrentar de fantasmas que ganha ainda mais força com uma interpretação a lembrar Neil Young.

A cereja em cima de um bolo - muito delicioso mesmo - é a prestação de “Sunshine in Chicago”, um pedido especial, segundo Kozelek, do seu tour manager e que foi sinónimo de (mais) um esforço de memória.~

Aquilo que fica, não só deste disco como de tudo em que Kozelek participa, é a simplicidade desarmante com que faz uma música que entra dentro de quem a ouve e aí permanece para a eternidade. Não há muitos compositores assim, com uma alma maior que a vida, com uma musicalidade única e inebriante. Ouvir discos como “Live at Biko” é obrigatório, viciante e decididamente um presente dos deuses.

Alinhamento:

01 Gustavo
02 I Watched The Film The Song Remains The Same
03 I Love My Dad
04 Dogs
05 Micheline
06 Richard Ramirez Died Today Of Natural Causes
07 Alesund
08 Hey You Bastards I'm Still Here
09 Sunshine In Chicago
10 Carissa
11 Caroline
12 Ceiling Gazing
13Tavoris Cloud
14 Elaine

Classificação do Palco: 9/10

In Palco Principal

Sem comentários:

Enviar um comentário