quarta-feira, 7 de agosto de 2013

“Stealth Inc. – A Clone in the Dark”
PS VITA

Aventuras e diversão indie em formato 2D


 
Por vezes, a aproximação de fórmulas e contextos em forma de entretenimento funciona sem reservas. No mundo das consolas de jogos existem inúmeros exemplos que demonstram que se feito com conta, peso e medida, é possível ter sucesso com uma ideia simples.

É isso que a Sony tem feito com a PS Vita com resultados a todos os níveis bastante satisfatórios. Depois da monocromática aventura de “Limbo”, dos momentos gore de “Hotline Miami” e da filosofia arcade de “Velocity Ultra” chega a vez de “Stealth Inc. – A Clone in the Dark”, um jogo de plataformas repleto de ação e perícia que surge no seguimento do trabalho que a Curve Studios tem desenvolvido depois do lançamento de “Stealth Bastard Deluxe – Tactical Espionage Arsehole”.

Baseado no conceito stealth de jogos como “Metal Gear Solid” ou “Super Meat Boy”, em “Stealth Inc.” o jogador assume os comandos de um clone amarelo de “olhos” esverdeados que tem como missão passar inúmeros testes de forma a escapar do laboratório que o mantém refém e que apenas pode confiar nos seus instintos, destreza e poder de dissimulação.



Semelhante a outros jogos de natureza 2D, “Stealth Inc. – A Clone in the Dark” vale-se, acima de tudo, da genialidade da própria ação e objetivos e o facto de não existirem diálogos não torna o jogo menos atrativo.
A cada nível que se ultrapassa pede-se mais atenção e rápida capacidade de raciocínio de forma a conseguir chegar ao terminal final sem ser notado. Pede-se descrição total e habilidade de agir na sombra, evitando assim ser detetado por câmaras de vigilância e outras unidades que patrulham a área.

A falta de cuidado leva, obviamente, a castigos vários e o nosso herói fica automática e literalmente com a cabeça a prémio, mas se a fuga for bem-sucedida não pense que os seus inimigos não estão atentos. Rapidamente os guardas vão analisar e rever o sistema de segurança de forma a complicar ainda mais a tarefa do nosso clone.

Com um nível e dificuldade e entusiasmo crescentes, as aventuras em “Stealth Inc. – A Clone in the Dark” dividem-se em oito setores diferentes cada qual com o mesmo número de níveis a ultrapassar. A plenitude da vitória assegura-se com uma passagem incólume, ou seja, sem ser visto ou apanhado pelo sistema de segurança uma única vez.

A tentação em ser rápido e certeiro é grande e nada como tentar fazer depressa e bem. Para isso acontecer “basta” ter excelentes reflexos, uma memória de elefante e ter noção que a morte pode ser um lugar-comum com direito a múltiplas repetições até conseguir estar perto da perfeição. Apaixonante e viciante, “Stealth Inc. – A Clone in the Dark” é também um teste à capacidade de superação e de nervos do jogador.



A felicidade, lá está, é o prémio a ganhar mas a superação em si mesma é outro dos objetivos pois mesmo depois de um nível ser ultrapassado é possível regressar a tal plataforma mas desta vez armados com habilidades e truques novos como por exemplo um fato camuflado ou um “isco” holográfico que engana robots e câmaras de vigilância.

O dinamismo gráfico que cada nível observa é uma das grandes conquistas deste jogo que se serve do brilhantismo do écran da PS VIta para se fazer notar ainda mais. Aos poucos a consola portátil japonesa ganha o merecido protagonismo.

Mas não pensem que as surpresas do jogo ficam por aqui. Depois – ou antes, a decisão é sua – de terminar as missões de “Stealth Inc. – A Clone in the Dark” pode e deve explorar o editor de níveis disponível. Ultrapasse os seus limites e apresente níveis diferentes aos seus amigos sendo que é possível transferir os mesmos para o “live room” – através da funcionalidade cross play – da PS3 ainda que nesse ambiente não possa tirar partido do gozo que o touch screen da VIta permite.

De forma a promover este divertido jogo nas diferentes plataformas do mundo Sony, a Curve Studios oferece duas dezenas de níveis bem como conteúdos adicionais em forma de DLC. Para ter acesso a tal siga o exemplo do nosso clone: seja rápido e certeiro!

In Rua de Baixo

Sem comentários:

Enviar um comentário