terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Antes de te Conhecer
de Lucie Whitehouse

As sombras de Hannah


O amor, ou a sua procura, leva-nos a imaginar cenários idílicos, sonhos tornados realidade e paixões correspondidas. E apesar das muitas desilusões vividas, a amargurada Hannah nunca desistiu de concretizar esse desejo, e o seu romance, inesperado, com Mark tinha tudo para dar certo, esperava, finalmente.

Já casados, Hannah e Mark atiram-se de cabeça a uma confortável e merecida vida em Londres. Até que um dia, Mark não regressa de uma viagem de negócios aos Estados Unidos da América e a segurança e certezas de Hannah colapsam como se fossem atingidas por um forte sismo emocional.

Preocupada, Hannah tenta saber do marido. Pergunta por Mark no hotel onde este habitualmente fica, aos seus colegas, aos seus amigos. As repostas variam entre um não saber do seu paradeiro e a eventualidade de Mark estar em Roma. Para piorar a situação, Hannah sabe que uma outra mulher também anda no encalço do seu marido. Mas as más notícias não ficam por aqui. Hannah descobre que Mark acrescentou o valor da hipoteca da casa e mexeu nas poupanças.

A tempestade abranda com o regresso de um Mark apaziguador mas as explicações não satisfazem Hannah e gera-se uma tensão que teima em crescer. Estão assim lançados os dados de Antes de te Conhecer (Bertrand, 2017), de Lucie Whitehouse, um emocionante thriller psicológico que conduz, invariavelmente, o leitor para uma situação inicial de solidariedade para com Hannah, não deixando de sentir-se também como que no meio de dois irmãos que apontam dedos um ao outro.

O ambiente, pesado, violento e denso, agudiza a confusão gerada na cabeça de Hannah devido a tantos e inesperados segredos de Mark, abalando a confiança do casal ao mesmo tempo que se esgota qualquer sentido de razoabilidade ou razão.

A narrativa leva a uma dupla encruzilhada e Hannah, e leitor, regem o pensamento no mesmo sentido. Que estará Mark a proteger? A si mesmo? Hannah? E a escrita simples, mas confiante e eficiente, de Whitehouse leva-nos a trilhar caminhos amparados pela dúvida e suspeição.

As equações sucedem-se e as soluções tardam em surgir. Quem ganha? O leitor que segue emaranhado uma estória que desafia a definição de bem ou mal, certo ou errado, sincero ou egoísta, pois Antes de te Conhecer joga com os nossos medos e coloca em causa o próprio sentido de segurança.

In Rua de Baixo

Sem comentários:

Enviar um comentário