quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Mão Cheia de Livros
SEMANA #47


A saudade é uma palavra especial, tão cara e inata à alma lusitana e há algumas cidades que não saem da memória dos portugueses. A capital angolana é um desses exemplos, principalmente para quem teve o privilégio de sentir a sua pulsação no auge do conturbado período colonial. Controvérsias à parte, Luanda era uma cidade inesquecível e é esse brilho que Rita Garcia nos oferece em “Luanda como Ela Era” (Oficina do Livro), um livro que retrata, por via da palavra e da imagem, a modernidade, costumes e paladares da referida capital da Província.


É um dos personagens preferidos dos amantes de policiais e está de volta. Falamos de Harry Hole, o peculiar inspetor norueguês que nasceu da mente criativa de Jo Nesbo. “Polícia” (D. Quixote) traz de volta o terror às ruas de Oslo pois está um assassino à solta e Hole encontra-se em parte incerta. Quem protegerá os polícias envolvidos em anteriores investigações de crimes que nunca foram solucionadas, hoje as vitimas preferidas do referido criminoso? Conseguirá a Brigada Anticrime sobreviver a tudo isto sem o carismático Harry?


Quem não se deixou inebriar com o já clássico “A Sombra do Vento”, de Carlos Ruiz Zafón, que atire a primeira pedra. Os ecos do Cemitério dos Livros estão ainda bem presentes e “O Labirinto dos Espíritos” (Planeta) assume-se como o desejado último tomo da referida tetralogia. Estão assim de regresso Daniel, Bea, Fermím e outros velhos conhecidos do universo do escritor espanhol assim como novos protagonistas. Espera-se muita intriga, emoção, paixão pelos livros e, claro, Barcelona.


Chama-se Casal Mistério, venceu recentemente a categoria «Melhor Blogue de Lazer e Culinária» na primeira gala dos blogues do ano e está agora em livro. O misterioso casal, «ele cozinha, ela viaja», defende que o segredo é a alma do negócio e abraça a “árdua” tarefa de experimentar novos pratos e visitar anonimamente restaurantes de todo o país, e o livro “As Escolhas do Casal Mistério” (Manuscrito) reúne as melhores receitas provadas pela dupla assim como mais alguns truques que vão deixá-lo de queixo caído e alma cheia.


E se o Natal fosse salvo por um dinossauro especial? William Trundle acredita que sim e na companhia de um particular e inesperado amigo vão viver uma aventura extraordinária. “Natalossauro – O dinossauro que salvou o Natal” de Tom Fletcher (Nuvem de Letras) vai encantar pequenos e graúdos e conta uma história sobre amizade, família, sinos, o Pai Natal, duendes cantores, renas voadoras, música e magia. No fundo, uma descoberta dos desejos mais secretos com a esperança de conseguir transformar-se o impossível em algo real.

In Rua de Baixo

Sem comentários:

Enviar um comentário