segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Rodrigo Leão
"Songs 2004-2012"

Canções com sotaque inglês



Longe vão os tempos de Rodrigo Leão enquanto membro da Sétima Legião e dos Madredeus. Os ecos cinzentos da Manchester dos anos 1980 ficaram para trás e, ao optar por uma carreira a solo, Leão deu um importante e definitivo passo na sua afirmação enquanto músico.

De forte influência neoclássica, os seus primeiros trabalhos denotavam a coabitação de universos musicais de gente ilustre como Micheal Nyman, Win Mertens e o lado mais clássico de Ryuichi Sakamoto, onde o espírito minimal estava bem presente.

Em 1993, quando lançou o seu primeiro trabalho a solo e “Ave Mundi Luminari”, Rodrigo Leão abriu um novo caminho para a música nacional e um espaço para explorar.

“Mysteruim”, “Theatrum” e o bem-sucedido “Alma Mater” foram surgindo com naturalidade, tendo como filosofia a utilização de um misto de instrumentos clássicos e eletrónicos, assim como a presença do latim como língua “universal”, alicerçado em vozes de cariz lírico.

O relativo sucesso da música de Leão levou à edição de dois discos que indicavam uma mudança de rumo na carreira do compositor. Se “Pasión”, álbum ao vivo, já revelava uma tentativa de chegar ao formato canção mais tradicional, “Cinema”, um dos discos charneira da música portuguesa na década de 2000, mostrava um Rodrigo Leão mais maduro musicalmente e a dar voz às suas composições, conseguindo mesmo colaborações importantes de nomes como Beth Gibbons, vocalista dos Portishead, e do mestre Sakamoto. Também Sónia Tavares, vocalista dos The Gift, deu alma a três canções do álbum, duas cantadas em inglês e uma em francês. Estávamos perante a génese deste “Songs 2004-2012”.

Mais tarde, em 2009, no disco “Mãe”, que Rodrigo Leão dedicou à sua entretanto falecia progenitora, a atmosfera nostálgica do trabalho trouxe mais duas participações de luxo ao seu reportório. Niel Hannon, dos Divine Comedy, e Stuart Staples, dos Tindersticks, aceitaram o convite do músico português e abrilhantaram o álbum. A portuguesa Ana Vieira, que costuma acompanhar ao vivo Rodrigo Leão, cantaria também neste disco “Sleepsless Heart”.

E é assim que chegamos a esta nova aventura de Rodrigo Leão. Segundo o compositor, “Songs 2004-2012” é a primeira parte de uma possível trilogia, pois os outros dois discos, de “ambientes mais ibéricos e atlânticos”, ainda só ecoam na cabeça de Rodrigo Leão e podem mesmo ficar na gaveta da sua memória.
Este disco em particular surge em forma de “coletânea", com temas do reportório de Leão cantados em inglês - a maioria já editados anteriormente.

Ainda assim, existem três novidades deste disco. A abrir, Rodrigo Leão oferece “The Long Run”, um belíssimo tema cantado por Joan as Police Woman, sendo que o australiano Scott Mathew dá a voz a “Incomplete”. A outra música nova do disco é, como exceção que confirma a regra, o instrumental “Last Words”.

Na prática, este “Songs 2004-2012”, não acrescentando muito à discografia de Rodrigo Leão, revela-se um bom ponto de partida para conhecer o lado mais “cantado” do compositor e é sempre um deleite ouvir tão boa música e excelentes vozes.

Alinhamento
1. The Long Run – voz de Joan as Police Woman (tema inédito);
2. Deep Blue (Album Version) – voz de Sónia Tavares;
3. Happiness (Album Version);
4. Sleepless Heart (2012 Edit) voz de Ana Vieira;
5. Cathy – voz de Neil Hannon;
6. Lonely Carousel (Album Version) – voz de Beth Gibbons;
7. Lost Words - instrumental (tema inédito);
8.Terrible Dawn – voz de Scott Matthew;
9. This Light Holds So Many Colours – voz de Stuart Staples;
10. Incomplete – voz de Scot Matthew (tema inédito)

Classificação do Palco: 7/10

In Palco Principal

Sem comentários:

Enviar um comentário