“Don’t think about making art, just get it done. Let everyone else decide if it’s good or bad, whether they love it or hate it. While they are deciding, make even more art.” Andy Warhol
terça-feira, 23 de setembro de 2014
transeatlântico, uma voz insular
A identidade, seja ela individual ou coletiva, pode ser fomentada através da linguagem escrita, da comunicação enquanto espelho da alma, como um instrumento dialético criado através do ato de conhecer e divulgar, com orgulho.
Como resultado dessa dialética pode nascer um poema, um filme, um livro, uma revista. E é sob este último desígnio que nasceu a transeatlântico, a uma nova revista literária que vai chegar ao público no final deste mês, estando o seu lançamento agendado para o próximo dia 28 de setembro, domingo, pelas 18 horas, no Instituto Cultural de Ponta Delgada.
Sob a batuta de Nuno Costa Santos, a transeatlântico, propriedade da Companhia das Ilhas – instituição essa também responsável pela sua edição – aposta na cultura açoriana através de uma divulgação elegante, criteriosa e profundamente lírica.
Com um catálogo que reúne obras de autores açorianos como Urbano Bettencourt, Nuno Costa Santos, Jácome Armas, Mário Cabral, Alexandre Borges, Manuel Tomás, Nuno Dempster, Manuel Serpa e Nunes da Rosa, a Companhia das Ilhas quer tornar a transeatlântico numa ferramenta de divulgação cultural sobre um prisma que centra toda a sua acutilância no ato de (bem) escrever. Nas palavras de Nuno Costa Santos, «esta é uma revista que quer incentivar a escrever, de modo ficcional ou ensaístico, sobre o que são os Açores hoje – nas suas novas entranhas. Nas suas personagens, nas suas tensões biográficas, nos seus sonhos e ilusões, nos seus conflitos e acidentes. Mas também nos seus costumes, nos seus pequenos hábitos e nas suas expressões verbais.»
Ao longo das 112 páginas do número zero da transeatlântico podemos contar com muitas surpresas, sendo o propósito traçar um possível retrato, literal, ficcional, poético ou sonhado, de uma ilha especial e partilhada de corpo e alma. Para isso reuniram-se nomes como Alexandre Borges, Bianca M, João Pedro Porto, Joel Neto, Leonardo, Luís Filipe Borges, Luís Rego, Maria das Mercês Pacheco, Mariana Matos, Mário T Cabral, Paula de Sousa Lima, Renata Correia Botelho, Rogério Sousa e Rui Jorge Cabral.
A responsabilidade de apresentar a revista está a cargo de Leonor Sampaio, sendo que um dos maiores destaques desta primeira edição é a entrevista realizada por Nuno Costa Santos a Daniel Sá, escritor açoriano recentemente falecido. Outros pontos fortes são, por exemplo, um trabalho de Vasco Medeiros Rosa sobre um texto pouco conhecido de Vitorino Nemésio, assim como o portefólio com fotografias de grotas dos Açores da responsabilidade de Duarte Belo.
Com uma periodicidade anual, a transeatlântico tem distribuição regional e nacional e pode ser adquirida a troco de 10 euros.
In deusmelivro
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário